Por que avaliar indicadores de mercado e definir metas?

Você sabia que avaliar os indicadores de mercado e definir metas te ajudam a empreender melhor?

Veja com um caso real como orgarnizar-se na hora de definir metas e estar atento aos indicadores pode fazer com que o seu negócio dê certo.

Caso do Grupo ASA

O Grupo ASA iniciou suas atividades em 2015, após a aquisição e junção das empresas Asa Tech e Delta, que já estavam há 14 anos no mercado.

Com atuação bastante diversificada, o grupo atende aos segmentos de Usinagem e Ferramentaria no qual executa, a produção de produtos de outras companhias nos setores ferroviário, automotivo, aviação e indústria em geral, realizando, inclusive, projetos de peças especiais.

Trabalha com metas definidas para toda a equipe.

O Grupo ASA é também especialista na produção de ferramentas rotativas standard e especiais como broca, alargadores e fresas para uso crítico, como por exemplo, no setor de aviação.

Controle de metas

A frente do Grupo ASA está o CEO Luis Marcelo Teixeira que destaca ser umas das atividades primordiais para a gestão do negócio, o absoluto conhecimento das informações, dados e métricas.

O controle e avaliação das estratégias traçadas para o alcance das metas é feito por meio de métricas bem estruturadas, disponíveis e atualizadas em ERP próprio.

O ERP é desenvolvido pelo Grupo.

É uma ferramenta diferenciada e inteligente para otimizar as métricas e ter mais agilidade sobre como está o desempenho do negócio.

Avaliações e feedbacks

De acordo Teixeira, o objetivo global da empresa é avaliado semestralmente, entretanto, o acompanhamento das métricas e estratégias é realizado em reuniões semanais com a participação do diretor e gerentes.

Também é rotina no Grupo ASA a realização de reuniões trimestrais com os funcionários para colher feedback.

Teixeira fundamenta que a avaliação semestral é válida no seu negócio pois, segundo ele, algumas métricas não apresentam resultados passíveis de entendimento real em tempo menor que seis meses.

Métricas: tão fundamentais quanto boas vendas

No Grupo ASA o acompanhamento das métricas é tão importante quanto vender, tanto que essa é uma função estratégica do CEO da empresa que direciona todo o seu tempo e conhecimento para essa atividade.

“Procuro não atender nem cliente e nem fornecedor, justamente para ter tempo para poder avaliar as métricas, tomar as decisões corretas e fazer essa parte estratégica”, afirma Teixeira.

Mas como definir o que é uma boa métrica para acompanhar? Essa é uma dúvida frequente dos empreendedores.

Para auxiliar nesse diagnóstico, os autores Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz, no livro Lean Analytics – Use data to build a better startup faster, indicaram algumas regras básicas para serem seguidas a fim de escolher uma boa métrica.

– Ser comparativa: oferecer a possibilidade de comparação entre períodos, grupos de usuários ou concorrência dará condições de entender para qual caminho o negócio está seguindo.

– Ser compreensível: as pessoas precisam reconhecer as métricas e discuti-las para que não se torne um problema de dados em um problema de cultura.

– Índices e taxas: assim como analistas financeiros e contadores têm diversos índices ou taxas para entender a saúde de uma empresa, os empreendedores também têm.

Segundo os autores, índices tendem a ser boas métricas porque são facilmente entendidos e te mostram a ação a ser feita;

São inerentemente comparativos e também são bons para comparar fatores que, de alguma forma, se opõem ou para os quais há uma tensão inerente.

– Capacidade de mudar seu comportamento: considerado de longe o critério mais importante para uma boa métrica, pois fará o empreendedor pensar no que fazer de diferente baseado nas mudanças que as métricas apresentam.

Lean Analytics, dos autores Benjamin Yoskovitz, Alistair Croll

Contextualizando pra você!

Para você conhecer melhor os nossos materiais complementares:

Além do estudo de caso com a empresa escolhida, há também uma explicação do conteúdo por um professor especialista em empreendedorismo e negócios.

Para tudo ficar ainda mais completo, não esquecemos de conceitos teóricos contidos em livros importantes da área de negócios!

Nossa aula com o Grupo ASA foi contextualizada por conceitos essenciais contidos no best-seller Lean Analytics – Use data to build a better startup faster, dos autores Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz.

Os autores de Lean Analytics ainda cinco coisas que é preciso ter em mente na hora de escolher as métricas certas, são elas:

Qualidade x quantidade de métricas; métricas de vaidade x métricas acionáveis; métricas exploratórias x relatórios; métricas de direção x métricas históricas; métricas correlacionadas x métricas casuais.

Em sintonia com o mercado

Uma observação importante apresentada durante o estudo de caso analisado nesta aula é sobre manter as métricas compatíveis com o momento do negócio e mercado.

“Você tem que ter indicadores e cientes que dão resultados. Se cria um indicador e viu que não serve, descarta. É assim que é feito. E, eventualmente, tem indicadores que servem por um ano e para o outro não serve. Então você descarta e cria outro”, ressalta o CEO.

Outra dica importante ao empreendedor é manter-se atualizado, buscar fontes de informação que contribuam para a constante evolução do negócio e permanência no mercado competitivo.

Métricas podem parecer algo assustador de início, mas com essas dicas fica mais fácil, não é?! Conforme você for ampliando o seu aprendizado, mais fácil será para aplicar nos seus negócios!
O primeiro passo foi dado, que tal avançar? Conheça nossa aula completa:

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