Por que avaliar indicadores de mercado e definir metas?
Você sabia que avaliar os indicadores de mercado e definir metas te ajudam a empreender melhor?
Veja com um caso real como orgarnizar-se na hora de definir metas e estar atento aos indicadores pode fazer com que o seu negócio dê certo.
Caso do Grupo ASA
O Grupo ASA iniciou suas atividades em 2015, após a aquisição e junção das empresas Asa Tech e Delta, que já estavam há 14 anos no mercado.
Com atuação bastante diversificada, o grupo atende aos segmentos de Usinagem e Ferramentaria no qual executa, a produção de produtos de outras companhias nos setores ferroviário, automotivo, aviação e indústria em geral, realizando, inclusive, projetos de peças especiais.
Trabalha com metas definidas para toda a equipe.
O Grupo ASA é também especialista na produção de ferramentas rotativas standard e especiais como broca, alargadores e fresas para uso crítico, como por exemplo, no setor de aviação.
Controle de metas
A frente do Grupo ASA está o CEO Luis Marcelo Teixeira que destaca ser umas das atividades primordiais para a gestão do negócio, o absoluto conhecimento das informações, dados e métricas.
O controle e avaliação das estratégias traçadas para o alcance das metas é feito por meio de métricas bem estruturadas, disponíveis e atualizadas em ERP próprio.
O ERP é desenvolvido pelo Grupo.
É uma ferramenta diferenciada e inteligente para otimizar as métricas e ter mais agilidade sobre como está o desempenho do negócio.
Avaliações e feedbacks
De acordo Teixeira, o objetivo global da empresa é avaliado semestralmente, entretanto, o acompanhamento das métricas e estratégias é realizado em reuniões semanais com a participação do diretor e gerentes.
Também é rotina no Grupo ASA a realização de reuniões trimestrais com os funcionários para colher feedback.
Teixeira fundamenta que a avaliação semestral é válida no seu negócio pois, segundo ele, algumas métricas não apresentam resultados passíveis de entendimento real em tempo menor que seis meses.
Métricas: tão fundamentais quanto boas vendas
No Grupo ASA o acompanhamento das métricas é tão importante quanto vender, tanto que essa é uma função estratégica do CEO da empresa que direciona todo o seu tempo e conhecimento para essa atividade.
“Procuro não atender nem cliente e nem fornecedor, justamente para ter tempo para poder avaliar as métricas, tomar as decisões corretas e fazer essa parte estratégica”, afirma Teixeira.
Mas como definir o que é uma boa métrica para acompanhar? Essa é uma dúvida frequente dos empreendedores.
Para auxiliar nesse diagnóstico, os autores Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz, no livro Lean Analytics – Use data to build a better startup faster, indicaram algumas regras básicas para serem seguidas a fim de escolher uma boa métrica.
– Ser comparativa: oferecer a possibilidade de comparação entre períodos, grupos de usuários ou concorrência dará condições de entender para qual caminho o negócio está seguindo.
– Ser compreensível: as pessoas precisam reconhecer as métricas e discuti-las para que não se torne um problema de dados em um problema de cultura.
– Índices e taxas: assim como analistas financeiros e contadores têm diversos índices ou taxas para entender a saúde de uma empresa, os empreendedores também têm.
Segundo os autores, índices tendem a ser boas métricas porque são facilmente entendidos e te mostram a ação a ser feita;
São inerentemente comparativos e também são bons para comparar fatores que, de alguma forma, se opõem ou para os quais há uma tensão inerente.
– Capacidade de mudar seu comportamento: considerado de longe o critério mais importante para uma boa métrica, pois fará o empreendedor pensar no que fazer de diferente baseado nas mudanças que as métricas apresentam.
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Lean Analytics, dos autores Benjamin Yoskovitz, Alistair Croll
Contextualizando pra você!
Para você conhecer melhor os nossos materiais complementares:
Além do estudo de caso com a empresa escolhida, há também uma explicação do conteúdo por um professor especialista em empreendedorismo e negócios.
Para tudo ficar ainda mais completo, não esquecemos de conceitos teóricos contidos em livros importantes da área de negócios!
Nossa aula com o Grupo ASA foi contextualizada por conceitos essenciais contidos no best-seller Lean Analytics – Use data to build a better startup faster, dos autores Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz.
Os autores de Lean Analytics ainda cinco coisas que é preciso ter em mente na hora de escolher as métricas certas, são elas:
Qualidade x quantidade de métricas; métricas de vaidade x métricas acionáveis; métricas exploratórias x relatórios; métricas de direção x métricas históricas; métricas correlacionadas x métricas casuais.
Em sintonia com o mercado
Uma observação importante apresentada durante o estudo de caso analisado nesta aula é sobre manter as métricas compatíveis com o momento do negócio e mercado.
“Você tem que ter indicadores e cientes que dão resultados. Se cria um indicador e viu que não serve, descarta. É assim que é feito. E, eventualmente, tem indicadores que servem por um ano e para o outro não serve. Então você descarta e cria outro”, ressalta o CEO.
Outra dica importante ao empreendedor é manter-se atualizado, buscar fontes de informação que contribuam para a constante evolução do negócio e permanência no mercado competitivo.
Métricas podem parecer algo assustador de início, mas com essas dicas fica mais fácil, não é?! Conforme você for ampliando o seu aprendizado, mais fácil será para aplicar nos seus negócios!
O primeiro passo foi dado, que tal avançar? Conheça nossa aula completa:
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